Mal puntuado
(Introducción "Bolero de Mastropiero" (BR76))


Ficha de la versión 
Obra Mal puntuado
Versión Introducción "Bolero de Mastropiero" (BR76)
Fecha Domingo, 28 de noviembre de 1976

Marcos Mundstock: Mastropiero dedicou a Abertura Supra Heróica Op. 78 à sua amada Teodora Fluckweidel. Teodora estimulou e apoiou Mastropiero nos momentos mais difíceis da composição desta obra.

Daniel Rabinovich: A música da Abertura Supra Heróica foi pensada originalmente. Para o baile, Teodora! ... foi pensada originalmente para o baile. Teodora, sua companheiro de épocas, duras tinha as... sua companheira de épocas duras, tinha as condições ideais de musa. Passou parte de sua juventude encanada... em Canadá, Canadá! Eu disse em Canadá. Quando o público aplaudia, a Teodora se lhe enchiam. Se lhe enchiam os olhos de lágrimas. Mastropiero chegou aos cumes, mas altos baixos... cumes mais... altos baixos... aos cumes mais altos, baixos perante sua estatura musical. Isto é tudo... isto... isto é tudo isto... tudo é... que isto... isto... isto é... é tudo... eto... eto tototitoeta... é isto tudo? é? é? aeeeeee... isto é tudo!

Marcos Mundstock: As partituras de Mastropiero estão cheias de dificuldades. São célebres neste sentido seu concerto para mão esquerda... para violino... e também a sua ária de barítono, intitulada "Sou a rainha da noite". É porém provável que a obra mais difícil de Mastropiero seja a sua Abertura Supra Heróica Op. 78. Esta obra apresenta inúmeras complicações: passagens de demoníaca velocidade, que exigem acrobáticas digitações a cada um dos instrumentistas, alternadas com vertiginosos fragmentos de conjunto. Estas características fazem da execução da Abertura Supra Heróica um verdadeiro desafio para os maiores intérpretes. Les Luthiers interpretam em prosseguimento, precisamente... precisamente outra obra de Mastropiero: seu Bolero Op. 62.


url: http://www.lesluthiers.org
e-mail: webmaster@lesluthiers.org